FEMC - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS

Juventude Cidadã

Como Surgiu

A Fundação Educacional Montes Claros – FEMC -, mantenedora do Centro de Educação Tecnológica de Montes Claros, do Centro Educacional Montes Claros e da Faculdade de Ciência e Tecnologia – FACIT -, cujos professores e funcionários mantidos pela Instituição integram o Projeto Social Juventude Cidadã, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem por objetivo o equacionamento e encaminhamento de assuntos relacionados com o amparo à cultura, à educação, à tecnologia e à pesquisa científica, voltados para o aproveitamento, transformação e aprimoramento de recursos da região, com vistas ao seu pleno desenvolvimento sócio-econômico e conseqüente aumento da qualidade humana e tecnológica da sua população.



 

A Fundação Educacional Montes Claros, considerando que a educação tem como propósito estimular, ampliar e enriquecer as capacidades de experimentar, observar, analisar, empreender, compreender, intervir, criar, construir, liderar e interagir; aprendizagens essas, essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos, participativos, capazes de atuar, com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem, propõe a realização de atividades que estimulem a criatividade, a iniciativa, o relacionamento, a responsabilidade, revitalizando as relações de ensino e aprendizagem e favorecendo o crescimento pleno do aluno, principalmente no aspecto social.



 

 

Aprender a ser, aprender a conviver, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a empreender são os cinco pilares que sustentam

o projeto pedagógico da instituição, considerado como o caminho mais eficaz para o desenvolvimento das habilidades, competências e atitudes dos alunos, necessários à sua vivência plena como cidadãos e adquiridos no exercício de ações concretas de cidadania, numa efetiva integração com a comunidade.

Ao serem reconhecidas por toda a comunidade e por instituições de nível Estadual e Federal como uma “iniciativa de excelência em cidadania”, essas ações foram organizadas e sistematizadas, recebendo a denominação de Projeto Juventude Cidadã, compondo o Projeto Pedagógico da Instituição - PPI.

O Projeto Juventude Cidadã da Fundação Educacional Montes Claros é um conjunto de atividades de cunho cívico e sócio-educativo, que visa promover condições que favoreçam o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade social, através de ações concretas de cidadania realizadas por profissionais mantidos pela FEMC.

 

Como se Promove a Responsabilidade Social na Fundação Educacional Montes Claros


O Projeto Juventude Cidadã surgiu em 1998, envolvendo professores e funcionários mantidos pela própria Fundação. Após a realização de pesquisas, foram detectados problemas, tais como, carência financeira, afetiva e educacional e traçadas estratégias e programas para promover a melhoria dessa situação.

Foi definido como público alvo do Projeto os bairros Cidade Industrial (Favela Coberta Suja) Cidade Cristo Rei (Favela Feijão Semeado), e instituições públicas e privadas da cidade de Montes Claros, como escolas municipais e estaduais, Orfanato, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -, Fundação Sara (de apoio a crianças e adolescentes com câncer e deficiência hematológica), Asilo.

 

Atividades Desenvolvidas

 

Atividade

 

 

Descrição

 

 

Aulas de música

 

Realização de oficinas de arte nas quais os alunos pesquisarão as origens dos instrumentos de percussão e aprenderão a confeccioná-los, artesanalmente; além de aulas semanais de canto/coral para os 100 alunos do projeto. Para viabilizar essa atividade está prevista também aquisição dos instrumentos musicais necessários.

 

 

Canto do Conto

 

Momento dedicado, semanalmente, à leitura, interpretação e dramatização de histórias. Para viabilizar essa atividade serão adquiridos livros e/ou revistas.

 

 

Aulas de dança

 

Ensaios e apresentações do Grupo Ginga Mineira. Para viabilizar essa atividade prevê-se a compra de mais instrumentos musicais.

 

 

Aulas de Informática

 

Realização periódica de aulas de informática nas salas cedidas pela FEMC, exclusivamente para pessoas em situação de exclusão digital, principalmente os 150 jovens assistidos pelo Projeto e seus familiares. Essa atividade demanda aquisição de computadores.

 

 

Educação sexual, afetiva, religiosa, literária, e assistência pedagógica

 

Melhoria da qualidade do trabalho educativo com atividades como palestras e apresentações visando à promoção de valores como a disciplina, a organização, o respeito, o amor, a responsabilidade, a ética. Para essa atividade é necessária a aquisição de um projetor multimídia e a confecção de uniformes para os assistidos.

 

 

Resultados

Num projeto de desenvolvimento pessoal e social as possibilidades de resultados e crescimento são infinitas, portanto, muitas vezes ultrapassam ou se afastam do que foi planejado – o que não significa um fracasso -, por outro lado, quando se trata de avaliar mudanças de comportamentos e atitudes, os resultados nem sempre são imediatos e não dependem apenas do trabalho desenvolvido, podendo ocorrer algum tempo após a atividade.

Até o momento foram alcançados os seguintes resultados:

  • Formação e desenvolvimento do Grupo de Dança Ginga Mineira com reconhecimento público, destaque na mídia local e integração aos Festivais Internacionais de Folclore de Montes Claros
  • Jovens matriculados em cursos técnicos de nível médio, com bolsa integral concedida pela FEMC.
  • Jovens inseridos no mercado de trabalho.
  • Destinação de uma vaga na incubadora de empresas INCET, da FEMC, para o projeto de produção de artigos com materiais reciclados.
  • Melhoria no comportamento observado em suas relações na escola e na família.

Melhoria do desempenho escolar, conforme relatórios apresentados pela escola de origem, Escola Estadual Filomeno Ribeiro.

Unidades FEMC

A FACIT tem como finalidade contribuir para a melhoria e a transformação da sociedade...

Website Facit

O Colégio Delta incorpora a tecnologia da informação na aprendizagem...

Website Colégio Delta

A Escola Técnica com seus cursos técnicos é responsavel pela qualificação e...

Website Escola Técnica

Fundação Educacional Montes Claros

Desenvolvido por Edson & Diego