FEMC - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS

Histórico

Criada em 1976, pela Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, com a finalidade de qualificar recursos humanos, operacionais e técnicos, necessários à implantação do Parque Industrial Norte Mineiro, a Fundação Educacional Montes Claros – FEMC – , entidade de direito privado, sem fins lucrativos, instalou naquele ano a Escola Técnica, com os cursos de Comercialização e Mercadologia, Eletrônica, Eletrotécnica e Mecânica. Posteriormente, foram implantados os cursos técnicos de Topografia, Eletromecânica, Edificações e Segurança do Trabalho.

Dirigida por empresários, representantes das empresas mantenedoras, a instituição cresceu ao longo dos anos de acordo com seu lema: “Qualificar o homem ao Norte das Gerais”.

Em 1990, através de auditoria realizada, a OIT e a UNESCO certificaram e passaram a divulgar em todo o mundo a qualidade do trabalho em educação profissionalizante que se realizava na instituição, e o modo “sui generis” de financiamento da educação de carentes, por parte das empresas. No ano de 2001, com empenho da atual diretoria, presidida pelo Dr. Ariovaldo de Melo Filho, foram investidos mais de R$ 3.500.000,00, na reestruturação e expansão da estrutura física e laboratorial da Escola Técnica.

Em 2002 o MEC considerou a Escola Técnica modelo e solicitou o seu projeto pedagógico, para encaminhá-lo a ONU, como referência nacional em Educação para o Trabalho. O Ensino por Competências ministrado na escola propõe o desenvolvimento no aluno, da autonomia, iniciativa e capacidade para buscar, imaginar e implementar soluções novas e construir uma trajetória individual de inserção profissional e pessoal na sociedade, através de Grupos de Estudos, Tutoria (coordenado por representantes das empresas), Projetos Básicos e Integradores e Informações Tecnológicas Integradas.    O Centro Educacional Montes Claros – Escola Técnica –, uma das três unidades da Fundação Educacional Montes Claros, possui 800 (oitocentos) alunos matriculados nos cursos de Telecomunicações, Informática, Segurança do Trabalho, Eletrônica, Química, Microbiologia Industrial e Automação Industrial. e para atender demanda de mercado, em 2005 serão lançados três novos módulos: Gestão Empreendedora, Design e Meio Ambiente.

Essa unidade da Fundação mantém ainda, os cursos técnicos de Informática e de Mecânica – com ênfase em Automação Industrial – , nas cidades de Pirapora, Bocaiúva, Mato Verde, Janaúba, São Francisco e Capitão Enéas, no regime semi-presencial, em convênio com Prefeituras Municipais, com o objetivo de qualificar o jovem em seu local de origem.

A atuação da Fundação é regional e já beneficiou, com cursos de qualificação, 47 (quarenta e sete) municípios da região norte mineira. Seu serviço de integração escola empresa encaminhou mais de 6 mil alunos ao trabalho e já qualificou, em cursos de curta duração, mais de 12 mil alunos. Durante todos esses anos de atividade a Escola Técnica preparou para o mercado de trabalho e para a vida, mais de 50 mil alunos.

A Fundação Educacional Montes Claros, mantém ainda o Colégio Delta, através do qual desenvolve o ensino médio, proposto a partir da constatação do grande número de alunos da Escola Técnica, que, pela excelência de seu projeto pedagógico, ingressava nas universidades. O ensino médio, com 450 (quatrocentos e cinquenta) alunos, atua também em concomitância com a educação profissionalizante e possui atualmente 300 (trezentos) alunos matriculados nessa modalidade, sendo um potencial fornecedor de alunos para os cursos superiores.

Além da Escola Técnica e do Colégio Delta, a Fundação Educacional Montes Claros criou em agosto de 2.002 a Faculdade de Ciência e Tecnologia – FACIT –, com os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações. Atualmente estão matriculados 450 (quatrocentos e cinqüenta ) alunos. A FACIT surgiu devido a total ausência de cursos superiores na área de tecnologia em todo o norte de Minas, vale do Jequitinhonha e sul da Bahia. Agora, convidada, integrará o Conselho Científico e Tecnológico e a Secretaria Executiva do futuro Parque Tecnológico do Norte de Minas, em parceria com a FUNDETEC, ACI, Prefeitura Municipal, UNIMONTES e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

Atendendo às demandas do mundo contemporâneo que se encontra em permanente transformação, a Faculdade de Ciência e Tecnologia – FACIT – proporciona ao seu aluno uma formação de qualidade, preparando-o para responder às exigências das modernas tecnologias e da sociedade e inserir-se, de forma ética, crítica e criativa, no seu meio e no seu tempo, cônscios dos seus papéis sociais e da sua contribuição no avanço científico e tecnológico do país.

Os cursos superiores da FACIT, criados dentro dos princípios e inseridos na filosofia da Fundação Educacional Montes Claros, visam desenvolver competências, habilidades e atitudes do homem do século XXI, um cidadão preparado para participar de modo crítico e propositivo da vida na sociedade e para vencer um dos grandes desafios da região: sua viabilização econômica e tecnológica e consequente melhoria na qualidade de vida e distribuição de rendas para o povo da “Região Nordeste” de Minas.

A Fundação Educacional Montes Claros – FEMC, possui ainda uma incubadora de empresas de base tecnológica, a INCET, inaugurada em dezembro de 2000 em parceria com o SEBRAE e atualmente, também em parceria com o MEC – Ministério da Educação e Cultura, já recebeu investimentos na ordem de R$ 108.040,00. A INCET foi, desde o seu início, inovadora em diversos aspectos, entre eles, a sua atuação no Ensino Médio Profissionalizante e a aplicação do conceito de empresas não-residentes.

O Plano Pedagógico da instituição – Pedagogia da Escola Cidadã para o saber saber, saber ser, saber fazer, saber conviver e saber empreender –, mantém há 04 (quatro) anos, o Projeto Juventude Cidadã, através do qual, os alunos da instituição prestam serviços a comunidades carentes. Esse é o mais premiado projeto de cidadania jovem do país, já tendo conquistado cinco prêmios de cidadania, inclusive o 1º Prêmio Klick Educação em São Paulo. Os alunos, ao final de seu curso, além do Diploma de Técnico, recebem o Certificado de Jovem Cidadão.

Unidades FEMC

A FACIT tem como finalidade contribuir para a melhoria e a transformação da sociedade...

Website Facit

O Colégio Delta incorpora a tecnologia da informação na aprendizagem...

Website Colégio Delta

A Escola Técnica com seus cursos técnicos é responsavel pela qualificação e...

Website Escola Técnica

Fundação Educacional Montes Claros

Desenvolvido por Edson & Diego