FEMC - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS

Sebrae Minas e FEMC apresentam projeto de empreendedorismo para jovens em situação de risco

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) poderá ser o primeiro a ser implantado no interior de Minas

                Por meio de uma parceria entre o Sebrae Minas e a Fundação Educacional Montes Claros (Femc), foi apresentado nesta quinta-feira (13) aos empresários mantenedores da Fundação, o projeto para implementação do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). O evento foi realizado às 17h na sede da Escola Técnica, na Praça da Tecnologia, 77 – Bairro São João, e contou com a presença do Diretor de Operação do Sebrae Minas, Marden Magalhães. O encontro tem como objetivo buscar parceiros para a implantação do projeto em Montes Claros.

 

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) é uma ação social da Escola de Formação Gerencial (EFG) do Sebrae Minas, no projeto Plug Minas, do Governo do Estado. Fundado em 2010, o Núcleo nasceu com o intuito de oferecer formação empreendedora a jovens em situação de risco social. Durante um ano, os alunos realizam o curso técnico em Administração (gratuito) e, ao final do curso, recebem o diploma reconhecido pelo MEC. O curso é desenvolvido dentro da metodologia Sebrae, que reúne teoria e prática em gestão empreendedora.

 

Até o momento, o NEJ conta com uma unidade em Belo Horizonte e outra recém-inaugurada em Salvador (BA). A analista do Sebrae, Hebbe Mendes, explica a importância da chegada do projeto ao interior do estado.  “Queremos levar o empreendedorismo para os jovens do interior, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade. O objetivo é capacitar esses jovens para o mercado de trabalho para que eles desenvolvam competências empreendedoras, possam abrir um negócio e gerir a sua própria vida”, enfatiza.

 

De acordo com o presidente do Conselho da FEMC, Ariovaldo de Melo Filho, a futura parceria trará bons frutos para os jovens da região. “A competência e a experiência da Fundação Educacional Montes Claros na área de formação profissional, aliada ao projeto desenvolvido pelo Sebrae, irá contribuir para o futuro dos jovens da região”, ressalta.

 

Os jovens a serem atendidos pelo NEJ em Montes Claros deverão estar cursando o 3º ano ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública. A ideia inicial é que sejam formadas duas turmas de 30 alunos em períodos de contra turno. As aulas serão nas dependências da Escola Técnica (FEMC) e os professores serão capacitados pelo Sebrae. Em Belo Horizonte são oferecidas anualmente 330 vagas. Desde a fundação, em 2010, já são mais de 1.200 jovens formados.

 

Apresentação da Implantação da Unidade do NEJ

Unidades FEMC

A FACIT tem como finalidade contribuir para a melhoria e a transformação da sociedade...

Website Facit

O Colégio Delta incorpora a tecnologia da informação na aprendizagem...

Website Colégio Delta

A Escola Técnica com seus cursos técnicos é responsavel pela qualificação e...

Website Escola Técnica

Fundação Educacional Montes Claros

Desenvolvido por Edson & Diego