FEMC - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS

Facit apresenta novos equipamentos tecnológicos para os laboratórios do curso de Engenharia Mecânica

Alinhada aos avanços tecnológicos da indústria, a FACIT apresentou nesta última terça-feira, 04/04/2017, as novas aquisições para modernização dos laboratórios do curso de Engenharia Mecânica.

Foi entregue à comunidade acadêmica um novo laboratório de Processos de Fabricação equipado com máquinas de última geração. O espaço está localizado no Campus I da Instituição, e dentre os equipamentos adquiridos destaca-se o Torno CNC, equipamento de usinagem acionado por comando numérico computadorizado, considerado atualmente a maior máquina do segmento existente no Norte de Minas. O Torno CNC proporcionará aos alunos da FACIT vivenciar na prática diversas técnicas de programação e de produção de peças cilíndricas ou de revolução, com uma melhor eficiência, precisão e rapidez quando comparado a outro modo de produção mecânica, pois requereriam muitas etapas para serem fabricadas. Com o Torno CNC, será possível produzir facilmente peças complexas, o que seria mais difícil e demorado quando realizado com um torno manual. Isso agregará, ainda, uma diminuição de desperdícios e permitirá um ambiente de trabalho bem mais seguro, uma vez que o processo é completamente automatizado. Além do Torno CNC, a FACIT fez aquisição de várias máquinas de solda multiprocesso de alto desempenho, máquinas de policorte, equipamentos fundamentais para o trabalho prático dos acadêmicos.

Durante a cerimônia de entrega, os acadêmicos puderam acompanhar o acionamento simbólico da máquina e a produção da primeira peça, que foi projetada pelos próprios alunos do Curso. Segundo a acadêmica do Curso de Engenharia Mecânica, Ana Paula de Oliveira Zuba, a aquisição dos equipamentos foi muito importante, “A FACIT sempre nos proporciona tecnologia e agora adquiriu várias máquinas de solda, máquinas de policorte e atualizou todo o compartimento de ferramentas, oferecendo a nós, acadêmicos, toda base técnica e colaborando com o nosso desenvolvimento profissional”. Para o professor Rennan Aquino Neri, “Esses equipamentos atenderão a diversas disciplinas dos Cursos de Engenharia da FACIT, e irão alavancar ainda mais o desenvolvimento e o nível de projetos dentro do Curso de Engenharia Mecânica e de projetos de Iniciação Científica que estão em andamento. ”

Na oportunidade, aconteceu ainda uma palestra com o tema: Empreendedorismo e Mercado de Trabalho com Foco na Engenharia Mecânica. O palestrante foi Murilo Ferreira, proprietário da empresa USINORTE Comércio Serviços e Indústria LTDA.

Durante o evento, o Coordenador do Curso, professor Murilo Pereira Lopes, destacou a importância dos investimentos realizados pela FACIT, “Esta noite ficou marcada para história do Curso de Engenharia Mecânica, é um momento único e de extrema importância para os avanços da ciência e da tecnologia em nossa região”, afirmou o professor.

 

Novos Equipamentos - Engenharia Mecânica

Unidades FEMC

A FACIT tem como finalidade contribuir para a melhoria e a transformação da sociedade...

Website Facit

O Colégio Delta incorpora a tecnologia da informação na aprendizagem...

Website Colégio Delta

A Escola Técnica com seus cursos técnicos é responsavel pela qualificação e...

Website Escola Técnica

Fundação Educacional Montes Claros

Desenvolvido por Edson & Diego