SINCAL

É projeto da FACIT desenvolver o ensino numa abordagem inovadora, cuja prática estimule um aprendizado mais dinâmico. Nesse processo o professor é mediador, facilitador, problematizador e exerce o papel de educador que promove condições para que o acadêmico assuma a responsabilidade de construir o seu conhecimento. Na verdade, um desafio de mão dupla: para o acadêmico, a missão de desenvolver o conhecimento que está dentro dele e, para o professor, alguém do lado de fora, fazer às vezes de parteiro – nessa perspectiva foi estruturado o SINCAL.

Evento realizado anualmente desde 2002 tem o objetivo de desmistificar e reduzir a resistência, as dificuldades e deficiências na aprendizagem do Cálculo. O SINCAL aborda tópicos atualizados, une o embasamento teórico e o prático, onde os acadêmicos apresentam os resultados de pesquisas bibliográficas realizadas ao longo do período letivo, através de painéis e maquetes. A partir de 2005 o SINCAL passou a integrar também a contextualização dos fenômenos de física/química à interdisciplinaridade do Cálculo. Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento que são impressos e distribuídos na comunidade. Os melhores trabalhos recebem medalha de honra ao mérito e premiação.

O Seminário da Interdisciplinaridade do Cálculo é propulsor dessa nova prática pedagógica, porque é, por excelência, uma fonte gestora e otimizadora do saber. Nessa atividade, educador e educando se transformam em sujeitos do aprendizado. Nesse tempo e espaço, professor e acadêmico participam conjuntamente do ensinar e do aprender. O acadêmico busca desenvolver e aproveitar ao máximo as suas potencialidades e o cumprimento dessa tarefa demanda um amplo compromisso de todas as partes envolvidas. A aprendizagem vai sendo construída por meio de relações em grupo, num processo dialético, recíproco, mútuo e multilateral. O ambiente de realização do Seminário favorece, portanto, a criação de objetivos compartilhados, gera um sentimento de coletividade, e contribui para o engajamento e a participação das pessoas na resolução de problemas.

Faculdade de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por Edson Dota