Terceiro dia de SIPAT tem a água como assunto principal

No terceiro dia de SIPAT, o assunto principal foi a água e a importância do seu uso consciente. O palestrante que conduziu a temática foi o ambientalista Sóter Magno, diretor executivo da Organização Vida Verde - OVIVE, que faz trabalhos de preservação do Parque Lapa Grande.

Sóter alertou que mudanças de hábito são urgentes para garantir a manutenção da água em nossa região e explicou ainda que está acontecendo o racionamento em todos os bairros, feito pela Copasa, no qual as casas são abastecidas dia sim, dia não, com o objetivo de evitar o perigo que a cidade passou no ano passado. “Em 2015 a barragem chegou a um nível crítico. Viajo muito por essa região e o que posso dizer é que o processo de desertificação já está estabelecido no Norte de Minas”, disse.

O ambientalista sugeriu, durante a palestra, ações de reutilização de água, incentivando a mudança de hábitos e atitudes nos presentes. “Ninguém falava no passado que a gente podia passar por essa situação, 95% dos rios dessa região estão secos e o São Francisco está morrendo. Tem muitas famílias que não tem água para tomar banho ou para fazer café, porque se gastarem com outras coisas não sobra para beber”, afirmou Sóter.

Outro assunto abordado na palestra foi o projeto Cata Pilhas e baterias, da OVIVE. A organização disponibiliza em locais da cidade tambores para a coleta deste material que é armazenado e depois descartado. A superintendente, Ângela Maria de Carvalho Veloso, pediu ao Sóter que as duas unidades da FEMC fossem pontos de coleta e, imediatamente, o ambientalista se comprometeu a disponibilizar o material para recolher as pilhas e baterias.

A equipe da CIPA realizou novos sorteios de brindes e encerrou convidando a todos para a palestra desta quinta-feira, que acontecerá no campus II, com o tema Importância da doação de sangue.

Sipat 3

Escola Técnica

Desenvolvido por Edson & Diego