Professor da Escola Técnica recebe Menção Honrosa em trabalho de mestrado

O trabalho intitulado “Ensino de Ciência da Computação em escolas fundamentais: uma análise de um ambiente para ensino de lógica de programação", do Professor do curso técnico em informática, Evandro José de Oliveira Júnior, dedicado a FEMC- Funcação Educacional Montes Claros, foi premiado como Menção Honrosa como melhor artigo na modalidade de apresentação oral da área de Educação. Ele é um resumo expandindo proveniente de uma artigo realizado no Mestrado em Educação  da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e apresentado no V SINTEGRA (Semana da Integração Ensino, Pesquisa e Extensão).

Sobre o evento:

“O evento em sua 5ª edição tem como tema central "Conhecimento, tecnologia e transformação social”, de maneira a demonstrar que a UFVJM assume seu papel de transformadora de realidades, não só dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, mas de Minas Gerais e do Brasil.

Por associar a inovação tecnológica e o empreendedorismo, reconhecendo-os como pilares norteadores para o desenvolvimento humano, social e econômico, a universidade este ano trouxe, para a programação da Sintegra, o Diamantech. O Diamantech tem como principal ação a articulação dos diversos setores da sociedade civil, a fim de possibilitar a interação entre pesquisadores, empresas, universidade e a comunidade em geral. O 4º Diamantech é uma vitrine tecnológica atenta às demandas da sociedade, que busca incentivar e ampliar o empreendedorismo da comunidade acadêmica, em tempos nos quais a inovação e as iniciativas empreendedoras são importantes engrenagens para o desenvolvimento socioeconômico.”

Um dos objetivos desse trabalho é levantar questões sobre o ensino de Ciências da Computação nas escolas fundamentais do Brasil. Nele é relatado como a computação vem mudando e contribuindo com a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos de países que adotam a computação como disciplina obrigatória da base curricular.

“O ensino de ciência da computação não visa a solucionar problemas provenientes da educação básica, porém é um elemento importante no debate sobre aprendizagem e raciocínio lógico. A academia cientifica independente do Reino Unido (The Royal Society), em um relatório de 2012 intitulado como, “Shut down or restart?”, do português “Desligar ou reiniciar?”, sugeriu que uma boa compreensão dos conceitos da ciência da computação permite ao aluno melhor compreensão dos sistemas de computação, além de ajudar na resolução de problemas provenientes do dia-a-dia.”

Para que o ensino seja uma realidade nas escolas do país é necessário fornecer ferramentas que auxiliam no ensino dos fundamentos de Ciências da computação. O trabalho proposto apresenta uma análise de uma ferramenta que ensina lógica de programação utilizando metodologia de blocos de encaixe e sugere o uso dela em sala de aula. A ferramenta apresentada, o Blockly Games, fornece conhecimentos básicos para que os alunos possam começa a desenvolver seus próprios programas, aplicativos e jogos. Esses conhecimentos ajudam os alunos entenderem como o computado funciona, podendo assim  extrair mais dele e aplicar para a sociedade em geral. Outro objetivo do trabalho é que os alunos tenham ganhos não somente para computação, mas nas diversas áreas de ensino das disciplinas escolares, como: Matemática, português, ciências, historia, Geografia e etc.

Munir-se do conhecimento, aperfeiçoar, capacitar, é a opção mais viável para melhorar cada dia mais o desempenho dos alunos. A Fundação Educacional Montes Claros reconhece que  "A única forma de melhorar resultados é melhorar a instrução".

Escola Técnica

Desenvolvido por Edson & Diego