Técnico em Automação Industrial

O Técnico em Automação Industrial é o profissional de grau médio, politécnico (conhecimentos advindos de quatro áreas – a elétrica, a mecânica, a eletrônica e a informática), versátil – legalmente habilitado para atuar em empresas de assistência técnica especializada, empresas montadoras de instalações industriais, empresa prestadora de serviços de manutenção, e indústria de diversos setores, como: meta-mecânico, eletroeletrônico, têxtil, concessionárias de energia elétrica, automação de sistemas – entre outros, entidades e como empreendedor, nas áreas de planejamento, projeto, produção, operação, instalação, qualidade, produtividade, e, em especial, na manutenção de equipamentos e instalações industriais.

 

Competências gerais do técnico da área Industrial / Automação Industrial

 

  • Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.
  • Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial.
  • Projetar produto, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos.
  • Elaborar projetos, leiautes, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.
  • Aplicar técnicas de medição e ensaios visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.
  • Avaliar as características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos para a aplicação nos processos de controle de qualidade.
  • Desenvolver projetos de manutenção de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas.
  • Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias.

Escola Técnica

Desenvolvido por Edson & Diego