Alunos do Terceiro ano do Colégio Delta conhecem a história da fábrica de Santa Bárbara

Entre os dias 07 e 08 de novembro, alunos do terceiro ano do Colégio Delta confraternizaram em tom de despedida através de uma viagem a Santa Bárbara, município de Augusto de Lima, há 170 Km de Montes Claros. Além da diversão, os alunos tiverem um grande enriquecimento histórico-cultural, ao visitar a Vila Santa Bárbara, local onde fica a fábrica de tecidos Santa Bárbara. Conheça um pouco da história.

SANTA BÁRBARA

A vila de Santa Bárbara surgiu no ano de 1872 às margens do caminho dos tropeiros que vinham da Bahia e do norte de Minas para Diamantina.  A vila foi fundada no final do século XIX, sendo caminho de passagem para tropeiros que vinham da Bahia e Norte de Minas para Diamantina. No final do Império havia uma política de incentivo à instalação de indústrias próximas a rios com potencial de geração de energia hidráulica. Naquela época, o Brasil iniciou seu primeiro processo de industrialização. Assim surgiu a fábrica de tecidos Santa Bárbara e a vila de operários também chamada Santa Bárbara, localizada a 170 km de Montes Claros (MG). A fábrica é uma das mais antigas no Brasil. Grande parte do seu maquinário foi importado da Inglaterra, país que foi o primeiro a passar pela Revolução Industrial. As indústrias  têxteis inglesas acabaram servindo de modelo de produção e aparelhamento tecnológico que foi implantado em Santa Bárbara no século XIX. Portanto, a fábrica pode ser considerada um laboratório no qual os alunos puderam vivenciar as diversas etapas de produção em um maquinário antigo, mas em pleno funcionamento.

Fábrica de Santa Bárbara

Colégio Delta